Recursos Humanos: Os recursos mais valiosos

Não há quem duvide que o recurso mais valioso das empresas são os próprios colaboradores da instituição.

Apesar do consenso de que o activo mais importante das empresas são as próprias pessoas, veladamente observa-se a crença de que o sector de Recursos Humanos representa um centro de custo que não contribui directamente para os resultados da empresa.

Ao se estudar, no entanto, as actividades desenvolvidas pela área de Recursos Humanos e os reflexos de sua existência, seria erro crítico não assumir o fundamental relevância deste sector.

Muito além da burocracia e da defesa dos direitos trabalhistas, o RH deve recrutar e manter os talentos necessários para a empresa. Uma vez seleccionados os talentos, é função do RH conservá-los motivados, satisfeitos e unidos, do contrário o empreendimento não materializará o sucesso que possui em potencial.

Os mais icónicos empreendedores da história não possuíam em comum competências técnicas sublimes, mas sim uma excelente capacidade de gerir pessoas. A capacidade de encontrar e cativar génios em prol de um objectivo é variável essencial para a excelência.

Nem todos os empreendedores possuem a habilidade nata de gerir talentos, nem tão pouco dispõem de tempo para aprender a o fazer, para estes casos, que abrange praticamente a totalidade dos negócios, faz-se necessário, principalmente para as empresas de médio e grande porte, a contratação de profissionais especializados na gestão de pessoas.

Certamente que os empreendedores e gerentes precisam investir na própria formação, e que esta formação também esteja voltada para a liderança e gestão de colaboradores, no entanto, a complexidade das relações de trabalho e das relações humanas tornou completamente inviável a formação plena de gestão de recursos humanos para profissionais que precisam investir seu tempo também em outras funções, ou seja, o mercado demanda a actuação de profissionais voltados exclusivamente para a satisfação das necessidades do RH.

O ápice da satisfação dos colaboradores e a correlação desta com os resultados da instituição pode ser observado claramente em empresas como a Google, que em 2017, pelo sexto ano consecutivo, foi eleita pela Fortune 100 como a melhor empresa para se trabalhar no mundo, o critério mais importante da análise, satisfação dos colaboradores, o segundo critério mais importante da análise, sucesso financeiro da empresa.

Funcionários motivados desempenhando o máximo do seu potencial é um dos objectivos indispensáveis a qualquer empresa que pretenda crescer e ter sucesso no mercado, tornando indispensável também um sólido sector que lide com os recursos humanos.

Top
Usamos cookies para melhorar nosso site. Ao continuar a usar este website, você está dando o consentimento para que os cookies sejam usados. More details…